Consulta ao indicador 



INDICADOR RESUMO DA QUALIDADE DE PREENCHIMENTO DA CAUSA BáSICA DE óBITO
"

O preenchimento da causa básica dos óbitos pode ser classificado em: 1 = """"Bom"""", 2 = """"Regular"""", 3 = """"Ruim"""" ou 4 = """"Muito Ruim"""", a partir da combinação dos indicadores """"Proporção de óbitos de idosos com causa básica mal definida (PCMD)"""" e """"Proporção de óbitos de idosos com causa básica de óbito inespecífica (PCI)"""".

Essa classificação segue os seguintes critérios: PCMD menor que 5% e PCI menor que 10,8% = """"Bom"""", PCMD menor que 5% e PCI maior ou igual a 10,8% ou PCMD entre 5% e 7% e PCI menor que 10,8% = """"Regular"""", PCMD entre 5% e 7% e PCI maior ou igual a 10,8% ou PCMD entre 7% e 10% e PCI menor que 10,8% = """"Ruim"""", PCMD entre 10% e 20% e PCI maior ou igual a 10,8% ou PCMD maior que 20% = """"Muito ruim"""".

Ocorreto preenchimento da causa básica de óbito fornece valiosa informação para a construção do perfil epidemiológico da população para as três instâncias: federal, estadual e municipal. A causa básica é definida como a doença ou lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente à morte, ou as circunstâncias do acidente ou violência que produziram a lesão fatal.

A proporção de óbitos de idosos com causa básica mal definida sinaliza quanto à disponibilidade de infra-estrutura assistencial e de condições para o diagnóstico de doenças, bem como quanto à capacitação profissional para preenchimento das declarações de óbito.

Óbitos com causa básica inespecífica ocorrem devido a distorções no preenchimento da declaração de óbito ou à existência de problemas na assistência médica. A lista de causas utilizadas pode ser encontrada no artigo de Mathers e colaboradores.

"
FICHA DOS INDICADORES DISPONÍVEIS

Indicador resumo da qualidade de preenchimento da causa básica de óbito

GERAR TABELA
Tipo
Desagregação geográfica Brasil Grandes Regiões UFs Municípios